Depois de um tempo a guerra acabou mas tudo ficou chato e sem-graça, pois o mundo sofria das repercussões do conflito e a esse período se dá o nome de Grande Depressão.
Até que surgiu Hollywood! e todo mundo vibrou e correu e serelepeou pelas ruas ovacionando a nova esperança
Durante a Depressão as fábricas continuaram a produzir, mas como todo mundo tinha problemas mais importantes pra resolver ninguém comprava nada. E o que era produzido ficava no estoque mofando. Isso por causa do Fordismo e do Taylorismo, que inauguraram a produção em série non-stop
A partir daí a indústria foi ficando cada vez mais entupida. Até que um dia veio uma japonezaiada e pensou em fazer tudo ao contrário. Começar pelo fim, tipo as revistas japonesas, isso mesmo, foi uma loucura. Ao invés de empurrar o produto eles perguntavam ao consumidor como ele queria.
A concessionária manda as especificações pra linha de produção e fazem o carro em tempo recorde. Logo o produto está passeando por aí fazendo muito vrum-vrum e poluindo o ambiente. ain... como é lindo!. A essa coisa de japa foi dado o nome de toyotismo, porque será? Acho que é por causa da Honda...
Aí que começa a sujeirada Hippie. Os japoneses decidindo perguntar perguntas para o consumidor fez o mundo se inverter. Essa mudança chegou no marketing. Agora a tendênça era fazer pesquisa de mercado. Vive-se isso de modo tão arraigado que já não se faz nada sem pesquisa de mercado. A partir daí como todo mundo era bicho-grilo mesmo as propagandas começaram a ousar. Ousa daqui, ousa de lá e patati patatá. Tudo mudou, tudo virou caos. Os Hippies venceram... Desse jeito as propagandas bem comportadas da década de 60-70 virou uma psicodelia sem tamanho. Com textos sedutores, linguagem atraente, cores vivas e esquecendo detalhes como características técnicas do produto para se evidenciar apenas alguns pontos.
3 comments:
paz e amor?
éramos felizes e não sabíamos...
ou somos felizes e não sabemos?
You write very well.
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